Seguro desemprego online



Considerando o atual momento de crise no Brasil, nunca foi tão importante conseguir o seguro desemprego. Esse benefício teve uma mudança na sua formatação recentemente: Desde abril de 2015, ele passou a ser preenchido pelo empregador de forma 100% online. Essa foi uma medida adotada por uma determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o qual, tem como função, defender o trabalhador e seus direitos. A partir de agora, o Seguro Desemprego Online será uma ferramenta para agilizar a concessão do benefício para empregados.

Seguro Desemprego Online

Seguro Desemprego Online – Veja como encaminhar o seu

Com esse sistema online, consegue-se facilitar para os empregadores na hora de preencherem os dados e, consequentemente, os empregados acabam tendo a habilitação desse benefício de forma mais rápida e eficaz, todos ganham com um seguro desemprego online.

Como encaminhar o benefício pela internet

Para o empregador preencher a ficha do seguro desemprego, ele deve acessar o site do Ministério do Trabalho, e se cadastrar como gestor. Para isso, basta preencher o cadastro e criar um login, com seu e-mail e senha. Além disso, o empregador deve ter uma certificação digital, fácil de ser obtida.

agendar seguro desemprego

Depois de criado o cadastro, o empregador deverá informar todos os dados do funcionário demitido, os quais, ficarão armazenados junto ao Ministério do Trabalho, deixando assim, a concessão do benefício mais rápida, pois, quando o trabalhador for pedir o seguro desemprego em postos de atendimento na sua cidade do SINE, em Delegacias Regionais do Trabalho ou qualquer outro órgão com vínculo no MTE, essas instituições já estarão com as informações pré-concebidas.

Novidades Seguro Desemprego Online

Outra vantagem do seguro desemprego online é a maior segurança contra fraudes, já que, com o cruzamento de dados online, o Governo vai conseguir saber quem está solicitando o seguro, mesmo estando recebendo aposentadoria, algo que é proibido, excetuando-se casos de auxílio acidente e de pensão por morte.

Assim, com o uso da tecnologia, todos ganham, o empregador que não precisava mais preencher milhares de papéis, o empregado que vai ter em mãos o seu benefício mais rapidamente e o Governo, que vai ter como fiscalizar melhor as pessoas que estão recebendo esse benefício.

Quem tem direito ao seguro desemprego

Antes de tudo, é importante lembrar como funciona o seguro desemprego: para conseguir o benefício, é preciso ter:

  • pelo menos 18 meses de trabalho, na primeira vez em que o pedido for feito;
  • 12 meses na segunda vez que o pedido for feito;
  • e na terceira, o período mínimo de trabalho é de seis meses.

Essas são algumas das informações mais básicas sobre como preencher o seguro desemprego de forma totalmente online, lembrando que, desde março que as carteiras físicas não têm mais validade. E aí, gostaram dessa nova forma de se dar entrada no seguro desemprego? Ou preferiam o jeito tradicional, com todos os documentos físicos, deixem suas opiniões nos comentários abaixo.






Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votes, average: 4.86 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.