O Seguro Desemprego 2020 que é um benefício pago pelo Governo Federal para quem acabou de perder o emprego, sendo demitido sem justa causa, ou seja, sem ter feito nenhuma ação irregular que motivasse a demissão. Pelas regras antigas válidas até 2016, o trabalhador necessitava estar a apenas seis na mesma empresa para ter direito a receber essa ajuda do Governo. Que saber se tem direito a receber o seguro desemprego 2020: Confira abaixo!

Seguro desemprego 2020

Seguro desemprego 2020 – Confira a seguir tudo sobre esse benefício

Existem mudanças feitas no método do a feitas pelo atual presidente Michel Temer, as quais, tem como objetivo garantir que apenas as pessoas que necessitem desse auxílio o tenham e também para gerar uma economia maior nos cofres do Governo Federal, que tem uma grande dívida pública e tem em seus gastos sociais um dilema a ser enfrentado.

Por isso que essas mudanças foram aprovadas com uma grande rapidez no Congresso e na Câmara, para que elas pudessem estar válidas já para o ano de 2020, dessa forma, o Governo consegue economizar um pouco e ter um controle melhor do seu caixa para 2020.


Mudanças do Seguro Desemprego 2020

Entre as principais mudanças para o Seguro Desemprego 2020 foi no número de meses que a pessoa necessita ter trabalhado para ter acesso a esse benefício. Segundo a nova regra do seguro desemprego 2020, houve um aumento no número de meses trabalhados para ter direito ao benefício.

  • Depois da aprovação das novas regras, o tempo de serviço mínimo para pedir o seguro desemprego passou para 1 ano, ou seja, quem for demitido com menos de um ano de atuação, não terá direito a receber o auxílio do Governo, o que acaba prejudicando muitas, pessoas, mas evita parte das fraudes que existem no benefício.
  • Outra alteração foi que, ao solicitar o benefício, o SINE (Sistema Nacional de Emprego), já encaminha o trabalhador para uma vaga (se houver vagas disponíveis) para evitar que o trabalhador passe um longo período desempregado.

Novas Regras Seguro Desemprego 2020

Além da questão de mudanças nas regras do Seguro Desemprego, há também uma alteração nas regras gerais, incluindo a alteração do tempo mínimo de carteira assinada para ter direito a pedir o seguro desemprego 2020. Para ter direito a receber o auxílio, é necessário:

  • Ter pelo menos 12 meses de carteira assinada, caso seja a primeira vez que o trabalhador está solicitando o Auxílio Desemprego;
  • Ter pelo menos 9 meses de carteira assinada, caso seja a Segunda vez que o trabalhador está solicitando o Auxílio Desemprego;
  • Ter pelo menos 6 meses de carteira assinada, caso seja a Terceira (ou mais) vez que o trabalhador está solicitando o Auxílio Desemprego;

É importante lembrar que na sua terceira solicitação, será necessário a comprovação de trabalho com carteira assinada, por um período mínimo de 6 meses, sendo assim a partir desse ponto à regra anterior do benefício, fica bem semelhante a regra anterior do mesmo;


Quem tem direito ao seguro desemprego 2020

Para ter direito ao Seguro Desemprego, o trabalhador precisa cumprir alguns critérios básicos estabelecidos pelo Governo Federal, os quais, impedem com que alguns tipos de fraudes sejam cometidos. Confira abaixo os requisitos para receber o auxílio desemprego 2020:

  1. Ser demitido sem justa causa de emprego com carteira assinada;
  2. Não receber outro benefício assistencial;
  3. Não ter sociedade em empresas, ou mesmo participação societárias como pessoa jurídica;
  4. Precisa estar pelo menos 16 meses sem receber o seguro desemprego;
  5. Para trabalhadores rurais, é necessário nos últimos 24 meses ter pelo menos 15 meses de carteira assinada.

Consulta Seguro Desemprego 2020

Para fazer essa consulta do seu Seguro Desemprego, para saber se você tem direito a ele e também de quando ele será pago, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com o seu cartão cidadão e solicitar o saldo do seguro desemprego. Também é possível consultar o auxílio em:

  • Lotéricas;
  • Postos de atendimento da Caixa;
  • Pela Internet, através do portal Caixa Cidadão.

Consultar Seguro Desemprego pela Internet

Para realizar a consulta do seu saldo do seguro desemprego, é preciso que o trabalhador tenha um dispositivo com acesso à internet e seu cartão cidadão ou carteira de trabalho em mãos. Com esses documentos em mãos, basta seguir esses passos:

  • Entre no site do Portal Caixa Cidadão;
  • Informe o número do seu PIS, esse mesmo pode ser encontrado na CTPS ou no Cartão Cidadão;
  • Informe sua senha cadastrada no portal cidadão, o faça um nova, clicando no botão “Cadastrar Senha”;
  • Assim que você informar o número do PIS e sua senha, aperte em “OK”;
  • A seguir na nova página, selecione a guia “Seguro Desemprego”;
  • Agora realizar a consulta dos valores das parcelas e datas do seu pagamento.

Valor do Seguro Desemprego 2020

O valor do seguro desemprego é calculado com base na média dos 3 últimos salários do trabalhador antes de ser demitido. Tendo em mãos a média dos 3 salários, basta aplicar a média listada abaixo:

Tabela Valor do Seguro Desemprego

Tabela Valor do Seguro Desemprego


Como Receber Seguro Desemprego 2020 – Saque auxílio Desemprego

Se o seu pedido de seguro desemprego for confirmado, e também seus documentos liberados, basta agora utiliza o seu cartão cidadão para sacar o seu benefício, que é o cartão para saque de benefícios sociais do Governo Federal. O saque do seu benefício pode ser realizado nos seguintes estabelecimentos:

  • Agências bancárias da Caixa;
  • Caixa eletrônico da Caixa Econômica;
  • Lotéricas, se escolher por está opção leve consigo um documento com foto;
  • E também nos postos da Caixa Aqui;

Para receber o Seguro Desemprego, basta ir até um dos postos de atendimento citados acima, com o seu cartão cidadão e também documento com foto, para que esse pagamento fosse realizado na hora, sem demora ou burocracia.

*Para realizar o saque do seguro desemprego, é necessário ter o cartão cidadão, e desbloqueá-lo. O cartão cidadão é um documento gratuito, que pode ser emitido na Caixa Econômica Federal. O cartão leva até 30 dias para ficar pronto. Ele precisa ser retirado na agência, e desbloqueado em um caixa eletrônico para efetuar o saque do benefício.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votes, average: 4,56 out of 5)
Loading...