Seguro Desemprego 2019

Existe um temor dos trabalhadores, que com a crise que o Brasil enfrenta, alguns recursos sociais sejam diminuídos ou até mesmo cortados, para o Governo conseguir reduzir custos. Por isso, quando se pensa no Seguro Desemprego 2019, existe uma serie de novas regras estabelecidas para ter direito a esse benefício e algumas mudanças, as quais, coíbam fraudes. Assim, muita gente ficou confusa com essas alterações.

Para esclarecer essas dúvidas que estão no ar, com relação a esse incentivo, esse texto vai dar todas as informações sobre o Seguro Desemprego 2019, o qual, é fundamental para milhares de pessoas, as quais, enfrentam dificuldades para se recolocar dentro do mercado de trabalho e depende desse dinheiro dado pelo Governo, para sobreviver.

Seguro Desemprego 2019

Seguro Desemprego 2019

Quer saber tudo sobre o Seguro Desemprego 2019, então, acompanhe esse texto até o final e saiba todas as novidades sobre esse programa.

O que é o Seguro Desemprego 2019

O Seguro Desemprego 2019 é um benefício dado pelo Governo, para que o trabalhador, o qual, tenha sido demitido sem justa causa, possa ter um modo de sobrevivência enquanto tenta uma recolocação no mercado de trabalho. O Governo estima que para o ano de 2019, 16 milhões de pessoas usarão desse direito.

Esse é um direito garantido por lei, o qual foi criado há mais de 20 anos, beneficiando assim, milhares de trabalhadores, os quais, não teriam o que fazer depois de perder os seus empregos. Por isso, que esse procedimento acaba sendo tão importante e vai ser mantido pelo Governo para o ano de 2019.

Mudanças das regras do Seguro Desemprego 2019

Como já foi relatado, o Governo está mudando as regras de diversos benefícios sociais, com a justificativa de minimizar as inúmeras fraudes que há nessas operações.

Assim, para receber o Seguro Desemprego 2019 o trabalhador vai ter que cumprir essas novas regras:

  • Para ter direito a receber o valor do seu primeiro Seguro Desemprego 2019, é necessário que se tenha trabalhado 12 meses consecutivos. Assim, pessoas com menos de um ano em uma empresa, não terão direito a essa remuneração;
  • Agora, caso seja a sua segunda solicitação, é preciso comprovar 9 meses de trabalho em um mesmo local.
  • Por fim, caso seja a sua terceira solicitação em diante, é preciso comprovar seis meses de trabalho.

Essas foram as mudanças para o Seguro Desemprego 2019. Já as outras regras básicas continuam iguais, como o trabalhador ter sido demitido sem justa causa, não receber nenhum outro tipo de auxílio do Governo e ainda ter trabalhado pelo menos dois anos, antes da última solicitação desse benefício.

Quem pode Receber o Seguro Desemprego 2019

Nem todos os profissionais tem direito de receber o Seguro Desemprego, veja quais os requisitos necessários para receber o benefício:

  • Não poder ser sócio ou mesmo possuir participação nos lucros de uma empresa terceira;
  • Possuir o mínimo de tempo com carteira assinada necessário para poder solicitar o benefício;
  • Precisa ter sido desligado da empresa (demitido) sem justa causa;
  • Já trabalhadores rurais, esses necessitam possuir pelo menos 15 meses com carteira assinada no período dos últimos 2 anos;
  • Precisa do espaçamento de 16 meses entre a ultima solicitação do benefício.

Como Receber o seu Seguro Desemprego 2019

Para quem já está cadastrado no programa e teve o acesso liberado a esse benefício, pode fazer o saque do seu dinheiro de uma forma muito simples. Basta passar em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, munido com os seus documentos de identifica-o e o seu cartão cidadão.

Assim, o próprio funcionário da Caixa irá te atender e dar o seu dinheiro. Outra possibilidade é passar no Posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e solicitar esse direito.

Cálculo e Tabela do Seguro Desemprego 2019

Você deve saber que nem todos os cidadãos recebem a mesma valor do seguro desemprego, existe uma série de fatores que devem ser levados em consideração. Saiba como funciona as parcelas do seguro desemprego:

  • E levado em com o número de meses trabalhados antes de solicitar o seguro;
  • Se o solicitante fez uso ou não do seguro período dos últimos 36 meses;
  • Os valores dos últimos 3 salários do solicitante.

Essas informações afetam diretamente na hora de calcular o seguro desemprego.

Confira o calendário do Seguro Desemprego para usar como base:

Através da tabela, o trabalhador pode ter noção dos valores e realizar o cálculo do valor que receberá.

No total, o valor do seguro desemprego sofre reajustes todo o ano, reajustes esse que levam em consideração o salário mínimo 2019 e também o valor médio dos últimos 3 salários do trabalhador.

Consulta e Agendamento do Seguro Desemprego pela Internet

Em alguns locais é obrigatório que você realize o agendamento seguro desemprego para realizar a solicitação do benefício. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Depois de realizar isso, uma nova guia será aberta, então você deve informar dados como:

  • Data do seu nascimento;
  • CPF;
  • Telefone para contato.

Após isso, clique no botão “Prosseguir” novamente. Enfim, será informado o local, a data e o horário para fazer solicitar o seu benefício.

Se você deseja realizar a consulta seguro desemprego, onde é possível obter o saldo do seu benefício deve ter de fácil acesso a sua carteira de trabalho ou se preferir o cartão cidadão. Veja como realizar a consulta:

  • Entre no Portal da Caixa Cidadão: https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01;
  • Informe o número do seu PIS;
  • Informe a senha ou realize o cadastro de uma nova;
  • Agora clique no botão “OK”;
  • Então na guia que será aberta clique em “Seguro Desemprego”;
  • Agora consulte o valor e a data de pagamento.

Aplicativo Seguro Desemprego 2019

Com o Aplicativo Caixa Trabalhador você poderá ter informações sobre o seu benefício de maneira muito prática. Para realizar o download do APP você deve acessar a loja de aplicativo do seu celular e pesquisar por “Caixa Trabalhador”.

  • Agora clique na opção “instalar”;
  • Aceite os termos e condições de uso do aplicativo;
  • Abra e digite o número do seu NIS;
  • Clique na opção “Acessar”.

Pronto, agora você poderá solucionar todas as suas dúvidas e pendências sobre o Seguro Desemprego.

Esse texto falou um pouco do Seguro Desemprego 2019 e algumas das suas novidades. Fique atento a qualquer outra alteração que esse benefício possa ter até o ano de 2019.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votes, average: 4.66 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.