Portal do Servidor RS

Os servidores gaúchos contam com uma importante ferramenta que é o Portal do Servidor RS, criado e desenvolvido com o intuito de melhorar a comunicação entre os servidores e o funcionalismo público do Estado do Rio Grande do Sul.

Se, por algum motivo, você se deparou com o tema e não sabe exatamente o que significa é só me acompanhar pelos próximos parágrafos, pois irei te apresentar todos os detalhes sobre o Portal do Servidor RS.

Portal do Servidor RS

Portal do Servidor RS

Portal do Servidor RS

O Portal do Servidor RS é um dos sites mais importantes que os servidores públicos do Rio Grande do Sul podem contar. É por meio dele que se tem o acesso fácil e rápido ao contracheque, seja para uma simples conferência como também para comprovar os rendimentos exigidos para a aquisição de um bem ou mesmo empréstimo.

A título de curiosidade, o Portal do Servidor foi desenvolvido pela PROCERGS (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), como um canal que possibilita o acesso facilitado a informação dos servidores públicos gaúchos aos dados funcionais, as suas remunerações e demais dados pertinentes a relação de trabalho exercida com o Estado.

VEJA TAMBÉM:


Portal do Servidor RS Contracheque

Um dos serviços mais procurados pelos servidores quando acessam o Portal é, sem dúvida, consultar o contracheque, seja para uma simples conferência como mesmo para verificar possíveis descontos.

De toda forma, a consulta online do contracheque é uma das alternativas mais viáveis disponibilizadas pelo governo gaúcho e perfeitamente alinhada aos tempos corridos que vivenciamos.

Além de facilitar o trabalho do Governo Estadual do RS e aprimorar a comunicação, a consulta ao contracheque no Portal do Servidor RS auxilia na diminuição do uso de papel, o que é uma ação bastante positiva.

Sendo assim, o servidor poderá acessar o Portal e a cada mês visualizar e/ou emitir o seu contracheque, caso seja necessário. Não custa lembrar que o acesso ao Portal do Servidor RS pode ser feito em qualquer horário e local, assim como por meio do computador, tablet ou smartphone.

Se você ainda não acessou o Portal para conferir o seu contracheque é só ler atentamente o próximo tópico que irei te apresentar como o mesmo funciona. Confira!


Como Consultar Online

Em primeiro lugar é importante ressaltar que o servidor público gaúcho precisa ter o seu ID (Identificação do Servidor) e a senha de acesso, para poder fazer o login no sistema do Portal do Servidor RS.

Mas se você ainda não a possui deverá procurar o setor de RH (Recursos Humanos) do seu órgão para que possam providenciar a senha provisória necessária para o primeiro acesso ao sistema.

Assim que acessar a área exclusiva do Portal você pode (e recomendo) que altere a senha utilizada por outro pessoal e de fácil memorização. Bom, ciente disso e com a sua ID e senha em mãos você poderá consultar o seu contracheque da seguinte forma:

  • Acesse o Portal do Servidor RS clicando aqui
  • À direita de sua tela há o “Serviços Pessoais”
  • Digite a sua Identidade Funcional
  • Digite a sua senha
  • Marque a caixa “Não sou um robô”
  • Clique em “Entrar”
  • Selecione as imagens que correspondam a solicitação feita pelo sistema
  • Em seguida, clique em “Confirmar”
  • Depois, clique em “Entrar”.

Feito isso, uma nova página será aberta com a apresentação dos seus dados pessoais. É nela que se poderá consultar o contracheque como também outras informações importantes a respeito do seu trabalho.

Em contrapartida, se você não conseguir acessar a área exclusiva devido ao esquecimento ou perda da senha é só clicar em “Não possui ou esqueceu sua senha?”, abaixo do botão “entrar” na página inicial do Portal, para recuperar o seu acesso.


Emitir o Contracheque

Com o acesso a área exclusiva do Portal do Servidor RS você pode visualizar e emitir o seu contracheque. Para isso, é só clicar no botão “imprimir” geralmente presente ao final da página.


Seplag RS

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão ou somente Seplag RS é um importante órgão de gestão ligada ao Governo do Estado. Entre várias funções cabe a ela a responsabilidade pelo orçamento e política de Gestão de Pessoas. Para acessar o seu site é só clicar neste link.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.