Folha de Pagamento – Cálculo, Folha de pagamento Online, Prodesp, como Fazer



Uns dos fatores mais importantes que uma empresa deve ter, para conseguir manter as suas finanças em ordem e ter um melhor controle contábil das suas contas, é manter a folha de pagamento organizada, sabendo quanto se deve pagar a todos os seus funcionários, quanto é o gasto mensal de salário, para manter um controle efetivo dos gastos da empresa, e evitar o esquecimento de alguma despesa importante relacionada ao funcionário. Confira a seguir algumas dicas importantes sobre a Folha de Pagamento, como organiza-la e mantê-la em dia.

Para isso, existem alguns programas que podem ser utilizados de forma online, os quais, deixam essa organização bem mais fácil de ser realizada e com uma maior segurança, de que não irá se atrasar salários e que os controles sobre todos os impostos pagos serão bem feitos, já que uma folha de pagamento desorganizada pode trazer uma série de prejuízos a empresa.

Folha de Pagamento

Folha de Pagamento – Cálculo da folha de pagamento

Cálculo folha de pagamento

Para fazer o cálculo da folha de pagamento, seja de uma empresa pequena, seja de uma grande organização ou mesmo de um Estado, é preciso seguir algumas diretrizes básicas, para que não haja erros e falhas nesse processo. Para fazer esse cálculo de forma correta, é preciso ter algumas noções de direitos trabalhistas, impostos e matemática financeira, já que, a folha de pagamento não é formada apenas pelo salário do trabalhador e sim uma série de fatores que incluem direitos trabalhistas e impostos a serem pagos.

Passo a passo para cálculo de folha de pagamento

Para criar fazer o cálculo da folha de pagamento de forma efetiva, basta seguir alguns passos básicos para realizar o cálculo. Confira a seguir:

  1. Classifique os trabalhadores da empresa de acordo com a categoria a qual estão vinculados, pois diferentes categorias seguem diferentes convenções coletivas estabelecidas por sindicatos e órgãos de representação de classe;
  2. Analise o registro ponto de cada funcionário, a procura de horas extras e horas trabalhadas. É especialmente importante apurar: Adicional Noturno, Horas extras, Adicional por Periculosidade e Insalubridade, Salário Família, Descanso Semanal Remunerado;
  3. Conferir se as faltas que o funcionário teve faltas não justificadas – que devem ser descontadas do dia que se faltou;
  4. Apurar o valor da contribuição do INSS de cada trabalhador – que varia de acordo com o valor do salário do mesmo. Para tirar dúvidas, confira a tabela do INSS para saber o valor correto de contribuição.

Esse cálculo deve levar em conta não apenas o salário liquido o do funcionário, mas também se ele fez algum tipo de hora extra, se teve falta injustificada ou qualquer outra ação que afete esse salário.

Folha de Pagamento Online

Com o advento da internet ficou muito mais fácil fazer essa folha de pagamento, já que ela pode ser feita de forma toda online. Dessa maneira, além do controle ser mais prático, os funcionários também podem ficar por dentro do que está sendo pago e da cobrança de impostos em cima desse rendimento mensal.

Folha de Pagamento Online – Como fazer

Existem diversos tipos de empresas que oferecem um sistema de folha de pagamento online, assim, se consegue um maior controle nas empresas e nesse fluxo financeiro.  Caso não se tenha interesse em contratar uma especialista, é possível fazer a própria Folha de Pagamento Online, para isso, será necessário ter uma organização única e todos os dados dos seus funcionários.

Confira como calcular a folha de empregada doméstica.

Assim, pode-se utilizar programas como Google Drive, o qual, permita com que as planilhas feitas, fiquem disponíveis de forma online, para quem quiser acessa-la. É importante sempre manter todos os dados atualizados, para que não haja nenhum tipo de erro nesses pagamentos.

Prodesp

Em relação ao Estado de São Paulo, quem organiza todo esse pagamento, dos funcionários contratados, dos salários e bônus pagos e do quanto o Governo deve pagar por mês em suas obrigações legais é a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), que é o órgão estadual, responsável por conferir todos esses dados e manter essa conta sempre organizada.

A PRODESP é um órgão público, ou seja, tem tanto a participação do capital estatal, quanto do privado, isso faz com que a companhia possa ter uma alta tecnologia, fazendo com que todo esse processo de análise de dados seja mais fácil de ser realizado e com uma velocidade muito maior.

O mais interessante é que os funcionários públicos que trabalham no Estado de São Paulo, sejam eles professores, Juízes, Promotores ou qualquer outro cargo, poderão conferir a partir desse site, todo o pagamento a ser feito e os benefícios garantidos pela lei.

Com isso, o processo fica bem mais transparente, já que os funcionários do Estado, terão onde observar os seus rendimentos pagos e o quanto ainda tem a receber, algo sempre importante quando se trata do pagamento dos Estados.






Avalie:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.