Extrato DAP: o que é? Como funciona?



Para ter controle sobre as atividades agrícolas do país, o Governo Federal criou a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf. Dessa forma, o Governo pode organizar em um único banco de dados, todas as informações sobre os agricultores brasileiros, para entender melhor as suas necessidades e poder fazer os investimentos corretos nas áreas estratégicas da agricultura. O agricultor pode emitir o Extrato DAP através da página do MDA. Com o extrato em mãos, o agricultor pode solicitar uma série de facilidades em benefícios, financiamentos, e até auxílios diretamente do Governo Federal.

Extrato de DAP

Extrato de DAP – Como consultar e emitir

O que é Extrato DAP

Todo o agriculto Brasileiro, para formalizar a sua profissão e gozar dos benefícios e vantagens de sua categoria, deve possuir a DAP. A Declaração de Aptidão ao Pronaf, serve para que o trabalhador comprove a sua situação como agricultor, e para o Governo Federal, é uma ferramenta estratégica para definir investimentos no setor da agricultura e pecuária.

Além disso, a DAP ainda permite com que, todos os agricultores brasileiros, façam consultas periódicas sobre os programas de incentivo disponíveis e também a relação de gastos que o Governo tem nessa área, ficando uma situação mais transparente para todos que atuam na agricultura.

A DAP ainda facilita o acesso dos agricultores a uns dos programas mais importantes para a fomentação dessa atividade no Brasil, que é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Família (Pronaf).

Como se cadastrar na DAP

Para quem quiser ter um cadastro junto ao Governo Federal e conseguir assim, uma maior ajuda financeira para otimizar a plantação, basta ir até um órgão municipal, cadastrado junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, apresentar o RG, CPF e algumas informações sobre o seu negócio, como número de funcionários que trabalham em sua terra e também qual o tipo de produto plantado.

Depois de apresentar toda essa documentação, o funcionário irá te registrar no sistema, dando oportunidade para que você, por meio desse sistema, possa acessar informações importantes sobre os benefícios que o Governo Federal oferece aos agricultores.

Extrato DAP – Como Consultar

Para consultar o extrato de DAP, basta acessar a página do Ministério da Agricultura pelo Link abaixo. Você pode escolher entre consultar o Extrato de DAP de Pessoa Física ou de Pessoa Jurídica.

http://smap14.mda.gov.br/extratodap/

No caso da pessoa física, esse acesso ao extrato DAP pode ser feito por meio do CPF cadastrado ou ainda de uma senha criada, no momento da abertura dessa inscrição no site da DAP.

Já as pessoas jurídicas, precisam informar qual o CNPJ da empresa cadastrada e o estado que essa empresa está instalada, com isso, também consegue acesso ao Extrato DAP e a todas as informações lá armazenadas.

Vantagens do DAP

A criação do DAP ofereceu vantagens não somente para os agricultores que utilizam o programa como forma de acesso aos direitos estabelecidos pelo Governo Federal a quem trabalha nessa área, mas também para o Governo, que consegue ter uma ideia clara de quantos agricultores há no país e o que fazer para continuar com essa produção forte e bem cuidada.






Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 4.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.