Entrada Seguro Desemprego 2019 – Qual o Prazo do Seguro Desemprego?

Entrada Seguro Desemprego – A lei brasileira garante vários benefícios aos trabalhadores brasileiros, sendo que de todos eles o seguro desemprego é o que tem maior importância. Esse benefício ajuda a prover o sustento do trabalhador quando ele é demitido sem uma causa justa.

Continue acompanhando os próximos tópicos e saiba como você pode dar entrada seguro desemprego.

Entrada Seguro Desemprego

Entrada Seguro Desemprego

Entrada Seguro Desemprego – Como Funciona?

O procedimento que permite a obtenção do seguro desemprego inicia pelo atendimento do tempo estabelecido para a requisição deste benefício.

Acontecendo que para todos os trabalhadores formais, o prazo para a realização do pedido fica entre 7 e 120 dias que passam a contar a partir do dia em que houve a dispensa.

Entrada Seguro Desemprego 2019

Entrada Seguro Desemprego 2019

Agora, para quem trabalha como empregado doméstico, o prazo para a solicitação deste benefício é mais curto. Nessa situação o trabalhador tem entre 7 a 90 dias para realizar o pedido do seguro desemprego.

Estando dentro do prazo estabelecido, o trabalhador poderá seguir em frente dando entrada no seguro desemprego.


Onde Dar Entrada no Seguro Desemprego

Diferentemente dos anos anteriores em que o beneficiário somente precisava de reunir toda a sua documentação e se dirigir a um dos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para requisitar o seguro desemprego, atualmente esse processo é realizado de forma diferente.

Para dar entrada seguro desemprego, primeiramente é necessário que o trabalhador realize o agendamento online do atendimento – Veja como você pode fazer esse agendamento passo a passo, já a seguir:

  • Entre no site oficial de agendamento por este link – http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam;
  • Na parte lateral esquerda da tela inicial clique na opção “Agendar”;
  • Siga em frente informando todos os dados solicitados;
  • Na opção que aparece “tipo de agendamento” selecione “Entrada Seguro desemprego”;
  • Com todos os espaços em branco devidamente preenchidos, siga em frente clicando em “Continuar”;
  • Na nova página que será aberta serão informados os locais da sua região que estão disponíveis para a realização do agendamento;
  • Escolha a hora e dia em que você tem disponibilidade para comparecer na unidade de atendimento presencial.
Onde dar entrada no Seguro Desemprego 2019

Onde dar entrada no Seguro Desemprego 2019


Qual o Prazo Para Dar Entrada no Seguro Desemprego

Como foi dito, dependendo da classe do trabalhador podem ser notadas diferenças quando ao tempo oferecido para a solicitação do seguro desemprego.

Confira logo abaixo os prazos disponibilizados para a realização da entrada seguro desemprego para as diferentes classes de trabalhadores:

  • Trabalhador Formal – nessa modalidade de trabalho a lei estabelece um período entre 7 a 120 dias para a se dar entrada no seguro desemprego;
  • Pescador Artesanal – quando inicia o período de defeso, os pescadores têm direito ao seguro desemprego, e eles tem até 120 dias desde o início da proibição para requisitar esse benefício;
  • Trabalhador Resgatado – contando a partir da data do resgate, o trabalhador enquadrado nessa situação tem até 90 dias para pedir o seguro desemprego;
  • Empregado doméstico – o empregado doméstico também tem o direito de receber o seguro desemprego, e pra ele o prazo para a solicitação do benefício está entre 7 e 90 dias.
Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.