Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego



O seguro-desemprego é um benefício concedido em dinheiro por um determinado período de tempo, podendo ser de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada e é um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros.

É um auxílio prestado temporariamente aos trabalhadores que perderam seu emprego sem a chamada justa causa. Para ter direito a esse benefício, é necessário preencher alguns requisitos. Veja abaixo quem tem direito ao seguro desemprego:

  • Trabalhador formal e doméstico que tenha sido dispensado sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Trabalhador formal que tenha sido suspenso por motivos de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador com condição semelhante à de escravo.
Consulta Seguro Desemprego

Consulta Seguro Desemprego

A quantidade de parcelas a serem pagas do seguro desemprego, varia de acordo com o número de meses trabalhados nos últimos 36 meses. O valor é calculado com base no valor do salário do colaborador nos últimos três meses. Veja:

  • Tempo de trabalho de no 6 à 11 meses: O trabalhador tem direito a 3 parcelas do seguro desemprego
  • Tempo de trabalho de 12 à 23 meses: O trabalhador tem direito a 4 parcelas do seguro desemprego
  • Tempo de trabalho maior que 24 meses: O trabalhador tem direito a 5 parcelas do seguro desemprego

Uma das maiores dúvidas está na consulta de habilitação seguro desemprego, que ajuda o colaborador a saber se o pedido para recebimento do benefício foi aprovado ou recusado pelo Governo Federal, facilitando a vida deste trabalhador, já que ele não precisará sair de casa para saber como está o seu pedido.

Consultar o Seguro Desemprego pela Internet

Para efetuar a consulta do desemprego pela internet, é necessário estar com o número do PIS em mãos. Este número pode ser encontrado na carteira de trabalhado e no cartão cidadão. Somente com o número do NIS será possível consultar o seguro desemprego.

Página de consulta da Caixa Econômica Federal

Página de consulta da Caixa Econômica Federal

Acesse ao site da Caixa Econômica Federal neste endereço (https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp), e insira o número de seu PIS e sua senha, então clique em “serviço ao cidadão”. Se não tiver uma senha cadastrada, é necessário inserir o número de seu NIS e clicar em “cadastrar senha”.

Página de consulta de habilitação do Seguro Desemprego

Página de consulta de habilitação do Seguro Desemprego






Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (39 votes, average: 4.41 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.