Consulta CNIS

Consulta CNIS – Com os avanços provocados pelo aumento do acesso facilitado à internet, muitos programas e serviços do Governo Federal estão sendo adequados a essa nova realidade, ou seja, passando por um processo de modernização.

O CNIS, por exemplo, é um deles que permite ao trabalhador o acesso rápido as informações importantes. Se você ainda não sabe do que se trata o CNIS e como ele funciona é só me acompanhar neste artigo. Vem comigo!

Consulta CNIS

Consulta CNIS

O que é CNIS e para que serve

O Cadastro Nacional de Informações Sociais ou simplesmente CNIS nada mais é do que a base de dados que armazena diversas informações referentes ao trabalhador, bem como os dados providenciados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em outras palavras, o CNIS reúne todos os dados referentes aos empregados individuais ou aqueles que possuem algum vínculo empregatício que pode ser acessado para fazer consultas. A título de curiosidade, o CNIS nasceu com a proposta de criar uma base de dados perfeitamente integrada. E, partindo desse objetivo, o Governo Federal criou em 1989 o Cadastro Nacional do Trabalhador (CNT).

Consulta CNIS

A consulta CNIS pode ser realizada diretamente pela internet por meio do portal: Meu INSS, o que é mais rápido e cômodo se comparado com o modelo presencial que era adotado no passado nas agências do INSS. Veja a seguir como fazer:

  • Acesse o portal: Meu INSS clicando neste link:
  • Em seguida, faça o login;
  • Caso não seja cadastrado, clique em “Cadastrar”;
  • Preencha todos os dados solicitados pelo sistema;
  • Responda corretamente todas as perguntas relacionadas as contribuições previdenciárias;
  • Guarde a senha provisória recebida e depois faça novamente o login com essa mesma senha;
  • Cadastre uma nova senha de fácil memorização.

Feito isso, você conseguirá verificar, dentro do sistema, todas as informações importantes sobre o CNIS sem precisar para isso, se deslocar até uma agência do INSS.

Cadastro CNIS

Como se sabe, quando você é cadastrado em algum programa ou sistema o acesso é bem mais rápido, pois gasta-se poucos minutos entre o acesso e o login para se adentrar no ambiente virtual exclusivo.

O portal Meu INSS é tido ainda como novidade para muitas pessoas e por isso mesmo é comum que elas precisem fazer um cadastro no portal, para poderem ter acesso aos vários serviços disponibilizados pelo Governo Federal.

E se você é um deles saiba como é simples e fácil se cadastrar no Meu INSS. Ah, e antes que me esqueça, tanto o cadastro, como a utilização dos serviços disponibilizados no portal são gratuitos. Veja a seguir como se cadastrar nele:

  • Acesse o portal do Meu INSS através deste link:
  • Nas opções apresentadas clique em “Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Clique em “Fazer Login”;
  • Na nova janela aberta, se não tiver cadastro, clique em “Cadastre-se”;
  • Clique novamente em “Cadastre-se”;
  • Preencha o Formulário com os seus dados pessoais;
  • Depois clique na caixa “Não sou um robô”;
  • Clique em “Próximo”;
  • O sistema irá lhe enviar um número de acesso;
  • Ao recebe-lo ligue para a Central de Atendimento no número 135 (para a validação do acesso);
  • Ao finalizar este processo, é só acessar o portal do Meu INSS quando quiser.

Além dessa forma, se preferir poderá realizar a consulta do CNIS também pelo site da Caixa Econômica Federal, cujo procedimento é simples e rápido. Fica a dica para escolher o que mais gostar.

Consulta CNIS por telefone

Se por algum motivo você encontrar dificuldade em acessar o portal do Meu INSS poderá recorrer ao auxílio do telefone. Por meio da Central de Atendimento 135 se pode consultar o CNIS, como também esclarecer as possíveis dúvidas existentes sobre qualquer assunto ligado ao portal.

E como se trata de serviços importantes disponibilizados pelo Governo Federal para atender mais e melhor a população, assim que ligar para a Central o atendente irá lhe fazer várias perguntas para confirmar a sua identidade e acessar os seus dados com maior segurança.

Devido a este detalhe, a consulta ao CNIS pelo telefone pode ser mais demorada, mas independente disso é importante e necessário dividir contigo essa alternativa para que saiba e a utilize quando precisar.

De todo modo você economiza tempo, já que evita o deslocamento até uma agência do INSS. Muito bom né?

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.