Manual de como conseguir um emprego através das redes sociais e outras ferramentas

Estou escrevendo um manual para ajudar vocês a conseguir emprego através das redes sociais.

Confira mais abaixo:

Por que se organizar?

Esse primeiro capítulo possui passagens não tão ligadas a internet, porém, a partir do segundo capítulo o livro se torna muito mais online.

Uma variante que rege a motivação pela busca de emprego é tempo. Quanto mais tempo você leva para conseguir um emprego, mais desmotivado você fica. A Velocidade com que você vai conseguir um emprego depende dos fatores, externos (tudo aquilo que não depende de você) e internos (tudo aquilo que está ao seu alcance). Sabendo que você tem um certo controle sobre a situação, ou seja, pelo tempo que você vai conseguir um novo emprego, nada mais óbvio do que encurtar esse período.

O pensamento mais provável é o de dúvida imediata “Então como faço para encurtar o tempo?!” e a resposta é organização. Ao longo deste capítulo você verá técnicas simples que irão te ajudar a visualizar melhor os elementos que envolvem uma busca por emprego e como colocar eles em ordem.

O básico do básico

Às vezes é comum atropelar obviedades, porém, os primeiros passos de organização é que irão evitar perda de tempo desnecessária mais a frente.

Para ter certeza de que você está fazendo o “dever de casa”:

  • Crie uma pasta de sua caça de emprego no PC: Geralmente, você recebe uma quantidade razoável de informações enquanto procura por um emprego, tais como, locais de entrevista, números de celulares,endereço de agências, textos motivacionais, links interessantes e convites para eventos, não precisa ser um gênio para deduzir que o ideal seria centralizar essas informações.
  • Especifique seu objetivo final: Quanto mais preciso e mais completo for a descrição do seu objetivo, mais fácil será de alcança-lo. Se não souber o que está procurando  torna a jornada difícil e demorada, entender claramente aonde se quer chegar faz exatamente o oposto. Especifique o cargo desejado, um emprego plano B, pretensão salarial e tempo médio para a busca de emprego.
  • Desenvolva um cronograma da sua rotina: Não ter um chefe no seu pescoço para cobrar diariamente uma tarefa pode fazer com que você não se engaje com a seriedade necessária. Disciplina é fundamental, haja em vista que muita vezes a busca por emprego é uma jornada solitária. Estabelecer uma rotina é essencial para impedir eventuais distrações e fazer com que você entre no ritmo desejado. Para aqueles que são menos disciplinados, sugiro que faça um cronograma, imprimam e coloquem em um lugar visível.

Cumprindo os compromissos

Nome de Agência, nome de contratante, horário de entrevista e prazo de entrega do freela são apenas algumas    informações de muitas que irão aparecer para você.

Conseguir lembrar de tudo isso desprenderá de uma memória divina, para não correr risco o ideal é o simples e velho ato de anotar seus compromissos. Papel e caneta dão conta do recado, porém, uma     sugestão mais atual é o gerenciador de tarefas chamado

Remember the Milk

. Este software é um organizador pessoal e  não necessita ser baixado para sua máquina. As tarefas além de poderem ser organizadas por tags também podem ser divididas por prioridades. Independente da maneira como você irá lidar com o seu compromisso, no final das contas o objetivo é o mesmo: cumpri-lo.

Criando um Mindmap

Você pode ou não saber o que é um Mindmap. Para você que não sabe o que é um Mindmap, aconselho que você pesquise e

 depois volte a ler. A idéia de criar um Mindmap para auxiliar na caça de emprego pode parecer um tanto estranha em um primeiro momento, porém, é bastante útil.

Um Mindmap pode de ter diversas utilidades dentre elas gestão de informações 

soluções de problemas

, atividades que estão presentes na sua jornada. A maneira que você deve montar  seu Mindmap fica a sua escolha, só você sabe quais são os elementos que estão presente na sua busca. Se você não tem nem idéia por quais elementos começar seu Mindmap, sugiro que escolha Networking, Estratégia, Palavras chaves e Motivação. Existem diversos programas na internet para você criar seu Mindmap

, uma sugestão é o Lovely charts

.

O programa sugerido possui diversos recursos, a versão grátis é bastante funcional e é muito simples de usar.

Centralizando as informações mais importantes

Como já foi dito anteriormente neste capitulo, reduzir o tempo é um fator decisivo para alcançar o objetivo. Centralizando as informações mais importantes você irá poupar tempo e criar uma sensação de produtividade. Para aumentar sua produtividade foi criado o Jobhunt.xls, que nada mais é do que um arquivo de excel que tem como objetivo centralizar as informações mais importantes desta etapa da sua vida.

Essas informações são divididas por abas sendo elas Networking, Portifa/CV Enviado, Links de vagas de emprego e onde  passei. Todas as abas terão exemplos de como devem ser preenchidas e obviamente podem/devem ser modificadas de acordo com a necessidade de cada um.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply