Certidão FGTS 2019 – Para Que Serve, Como Tirar e Consultar

Ter toda a situação dos benefícios dos trabalhadores regularizada, é de extrema importância para todo o empreendedor. Sendo assim, é necessário que o empreendedor brasileiro conheça muito bem a Certidão FGTS, pois é justamente por meio dela que é feita a comprovação do pagamento dos benefícios trabalhistas.

Então, não perca nenhum dos próximos tópicos deste post e conheça melhor a certidão FGTS.

Certidão FGTS

Certidão FGTS

VEJA AINDA:

O que é e para que serve a certidão do FGTS

A certidão FGTS é um documento que serve de comprovatório do pagamento de benefícios pelo empregador aos seus funcionários. Este documento é emitido e gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

A certidão FGTS ou também “Certidão Negativa do Fundo de Garantia” é entregue as empresas que se encontram livres de pendências relacionadas ao pagamento de benefícios aos trabalhadores.

Exemplo de certidão do FGTS

Exemplo de certidão do FGTS

É importante salientar que apesar de a empresa receber alguns comprovantes após o pagamento de alguns benefícios reservados ao trabalhador como é o caso do FGTS, é necessário que ele tenha a certidão, pois em alguns casos esses comprovantes não são suficientes para comprovar o pagamento de todos os benefícios dos empregados.

Por conta da importância da Certidão do FGTS para a comprovação da regularidade da empresa em diversas situações, como durante a alteração do contrato social e solicitação de empréstimo em bancos públicos, é crucial que o empreendedor saiba como faze a emissão deste documento.


Como Tirar a CRF/CND FGTS

Dependendo da classificação do cidadão esta certidão pode ser emitida de duas formas diferentes. No caso de empresas, a certidão negativa do FGTS pode ser extraída na forma de CRF FGTS.

Veja como você pode fazer a emissão deste documento como pessoa jurídica, logo abaixo:

  • Comece por acessar o site da Caixa Econômica Federal – https://www.sifge.caixa.gov.br/;
  • Na página que será aberta informe o seu número de inscrição e o código de segurança gerado pelo próprio site. Não há necessidade de informar a sua UF (Unidade Federal);
  • Por fim, clique no botão “Consultar” para ter acesso à sua certidão.

Vale salientar que em caso de impedimento durante a realização da emissão da certidão por via online, a empresa também poderá realizar essa operação diretamente numa das agências da Caixa Econômica Federal.

Agora, quando se tratar de trabalhadores, a emissão da certidão deverá ser feita na forma de CND INSS – Confira o passo a passo deste processo, já a seguir:

  • Entre no site da Caixa Econômica Federal usando este LINK;
  • Em seguida informe o número do seu NIS (PIS/PASEP) e a senha internet. Para quem ainda não tem a senha internet, será necessário clicar “Cadastrar Senha” para obter uma.
  • Continue clicando em “OK” para ter acesso à área do usuário e a certidão.

Consulta Certidão FGTS

Para poder ter acesso à certidão FGTS, o trabalhador somente precisará de seguir o processo descrito acima para a pessoa física, já que o CND FGTS é o mesmo documento que esta certidão.

Ressaltando apenas que na hora de inserir os dados requisitados nesse processo, o interessado deve observar alguns cuidados. O número do seu NIS deve ser inserido sem hífen e pontos.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.