Agendamento seguro desemprego passo a passo



Como se sabe, o atendimento do seguro desemprego vem passando por diversas alterações para que possa atender melhor os beneficiados que necessitam desse importante auxilio temporário. Até pouco tempo atrás, quando o trabalhador dava entrada no pedido, precisava realizar todo o processo de forma presencial, mas hoje já é possível agendar o seu atendimento evitando as filas presentes nas agências de atendimento do Ministério do trabalho.

Agendar Seguro Desemprego

Agendar Seguro Desemprego

Porem, devido o avanço da tecnologia, onde o Governo está incentivando os órgãos públicos a se modernizarem para ganharem maior praticidade e agilidade no desempenho profissional existe ainda outra questão: o número crescente de empregados dispensados, sem justa causa, devido aos problemas econômicos que o Brasil tem sofrido.

Se você está prestes a dar entrada no seu pedido, leia este artigo antes de qualquer coisa para saber quais foram às mudanças realizadas no agendamento e o que você deve fazer para solicitar o seu seguro desemprego. Caso você busque informações de como consultar o seguro desemprego, confira o site da Caixa Econômica Federal.

Quais foram às mudanças no Agendamento do Seguro Desemprego?

Se você conhecia ou mesmo já havia feito o seu agendamento lembrará que precisava levar todos os documentos, incluindo a Carteira de Trabalho e o TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho) a uma agencia da Caixa Econômica Federal para que fosse tudo conferido e lá tivesse todas as orientações necessárias.

Nem precisa lembrar o fato do quanto se perdia tempo em esperar a sua vez para ser atendido já que existia sempre uma grande fila formada. Por estas e por outras que houve uma alteração nessa regra. A partir de agora se deverá fazer o agendamento pela internet, através do SAA (Sistema de Agendamento Agendado).

Como agendar Seguro Desemprego

É muito simples, você precisará acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na página a seguir:

agendar seguro desemprego

.

No site há a listagem de todos os estados brasileiros, onde é só clicar sobre aquele o qual você reside e, logo abrirá uma lista de cidades onde se deverá procurar pela sua.

  • Assim que clicar sobre o nome da sua cidade será aberto uma nova janela com o titulo “Agendar Atendimento”. Na lateral esquerda há duas opções clicáveis: Agendar e Reagendar.
  • Em “informações do Agendamento” selecione o seu estado, município, a Unidade de Atendimento e o Tipo de Atendimento que, entre as outras opções, encontrará a “Entrada no Seguro Desemprego” como a segunda alternativa. Depois clique no botão abaixo “Prosseguir”.
  • Uma nova janela será aberta e você deverá inserir as seguintes informações: CPF, Data de nascimento e Telefone para contato. Feito esta parte é só clicar novamente no botão “Prosseguir”.

Desta forma, você logo será informado qual será o dia e horário que deverá comparecer a unidade para se fazer a solicitação do Seguro Desemprego. É importante que você só agende o benefício se tiver direito a recebê-lo, pois caso contrário, não vai adiantar e você vai atrasar mais os atendimentos. E, como lhe disse que há a opção de Reagendar o seguro desemprego poderá utiliza-la quando lhe for necessário como, por exemplo, quando só puder ir a outro momento diferente daquele que houve o primeiro agendamento e o qual não poderia comparecer.

O agendamento online seguro desemprego já está no ar?

Na verdade, começará de fato a funcionar a partir de 2016 em todo o território nacional. Dessa maneira, algumas cidades já estão realizando esse procedimento online e, aos poucos, outras vão aderindo.

Certamente que a implantação em todas as cidades do país será o primeiro grande avanço uma vez que, esse sistema poderá agregar maiores informações sobre os trabalhadores e disponibilizar maiores recursos com vistas a facilitar o acesso.

Por fim, para saber se na sua cidade o Agendamento do Seguro Desemprego já está sendo realizado pela internet acesse o link do Ministério do Trabalho e Emprego (está mais acima do texto) para se certificar.

Alem do seguro desemprego é possível também, pelo mesmo sistema, solicitar a emissão de Carteira Profissional e alguns outros serviços. Boa navegação! Se você gostou desse artigo, deixe a sua curtida abaixo.






Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (232 votes, average: 3.91 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.