Agendamento INSS passo a passo



Agendamento INSS

Agendamento INSS – Agendamento da Previdência Social

A maioria das pessoas, ao chegar ao final da vida, procura o merecido descanço depois de uma vida dedicada ao trabalho, e no Brasil, essa seguridade é oferecida pelo Instituto Nacional de Seguro Social – o INSS. Pagos através de rendimentos mensais liberados pela Previdência Social, os rendimentos do INSS são a única fonte de renda de milhões de brasileiros pensionistas e aposentados, por isso mesmo é importante que o cidadão entenda o procedimento para ser atendido junto ao INSS, especialmente o agendamento junto ao programa – que já é obrigatório e muitas as unidades de atendimento da Previdência em diversas capitais e importantes cidades de regiões metropolitanas.

Pensando nisso, preparamos esse passo a passo sobre o agendamento do INSS junto à Previdência Social – para que você não perder a chance de exercer seus direitos de cidadão junto à seguridade social brasileira.

Porque agendar um horário no INSS?

Primeiramente, o agendamento de horário é uma conveniência que permite aos beneficiários e segurados da Previdência Social evitarem longos e desnecessários períodos em filas e atendimentos. Além disso, vários postos de atendimento em capitais e grandes cidades só atendem mais a segurados com horário marcado, justamente para evitar a superlotação nos postos de atendimento. O Agendamento no INSS é a melhor maneira de garantir o atendimento junto ao órgão.

Agendando INSS pela Internet

Uma das formas de realizar o agendamento INSS é online, no site da Previdência Social. Para isso, o aposentado vai precisar:

  • Informar o seu NIT ou PIS/PASEP – Presente na carteira de trabalho e nos cartões de benefício da Caixa Econômica Federal;
  • Informar o número do CPF;
  • Informar o número do RG – Presente na carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e outros documentos de identificação do cidadão;
  • Caso já seja beneficiário da Previdência, é importante também ter em mãos o número do seu benefício;
  • Além de papel e caneta para anotar o horário da consulta marcada no INSS.

Agendamento INSS

ATENÇÃO: Logo após realizar o agendamento não esqueça de verificar, na própria página, quais os documentos que você deverá levar consigo no dia que foi marcado o atendimento.

Serviços que podem ser agendados pelo INSS

São muitos os serviços oferecidos pela Previdência Social que possuem a facilidade do agendamento, o que é ótimo, pois acaba facilitando a vida de todos os aposentados, os quais, tem muita dificuldade de enfrentar filas e ficar longos períodos em pé. Alguns dos serviços disponíveis são:

  • Aposentadoria do INSS
  • Certidão de Tempo de Contribuição
  • Pecúlio
  • Pensão por Morte
  • Auxílio Reclusão
  • Acerto de dados cadastrais
  • Benefício Assistencial
  • Salário Maternidade acerto de atividade e/ou acerto de inscrição

Atenção: Para agendar o seguro desemprego, é necessário visitar o Portal do Ministério do trabalho, ou da secretaria do trabalho do seu Estado, pois a previdência Social não realiza o agendamento do Seguro Desemprego.

Agendamento INSS – Perícia

135-pevidencia-socialOutro serviço essencial para receber benefícios da Previdência, especialmente para quem está precisando de auxílio doença são às perícias do INSS. Ao contrário do agendamento dos benefícios, as perícias do INSS devem ser agendadas pela central de atendimento do INSS por telefone. Através do número 135, o cidadão pode agendar e consultar horários de perícias, além de agendar audiências para solicitar benefícios, ou até mesmo consultar a situação de um benefício e data de seu pagamento.

Ao efetuar a sua ligação ao 135, serão oferecidas várias opções de atendimento:

Teclar 1 – Se você desejar agendar a sua perícia ou agendar a consulta ou solicitação de algum benefício junto à previdência social;

Teclar 2 – Se você já tem horário marcado junto à previdência mas quer consultar o horário do atendimento, além de servir para consultar o andamento de outros benefícios.

Teclar 3 – Se você possui alguma denúncia de fraude para fazer ao INSS.

 






Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.